A V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose ocorrerá no primeiro semestre do ano letivo de 2018, em escolas públicas de municípios brasileiros com vulnerabilidade social e elevado risco de adoecimento para esses doenças. Essa ação tem como público-alvo as escolas com alunos de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental. O objetivo é esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Durante a Campanha, será realizada busca ativa de casos novos de hanseníase e exame dos contatos, profilaxia para as geo-helmintíases, exames para detecção e tratamento dos casos de tracoma em escolas e dos contatos domiciliares, além de exame parasitológico de fezes para esquistossomose, tratamento dos escolares e se indicado tratamento dos conviventes ou coletivo
Como é uma campanha nacional e deverá ser realizada em toda escola pública municipal, a Unidade Integrada Gonçalo Barbosa Lima I no povoado Barraquinha, realizou a campanha contra a HANSENÍASE, VERMINOSES E TRACOMA nos dias 10, 11 e 12 de abril, nesse período a direção junto com o corpo docente da escola, realizaram reunião com a comunidade escolar e local e palestra com profissionais da saúde, trabalho entre os alunos, atividades extra classe etc...
Hanseníase - Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.
Verminoses - Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.
Tracoma - Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.

Somos pacatos cidadãos cuja missão, por meio deste blog, é: Divulgar notícias do Município de Igarapé Grande, Estado do Maranhão, e das regiões circunvizinhas; Lutar por justiça social, dando informações valiosas para que a população possa correr em busca dos seus direitos; Estar atento aos atos da administração municipal, divulgando aquilo que for do interesse e bem-estar da população igarapegrandense, e denunciar, quando necessário, aquilo que for injusto ou prejudicial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário