O Projeto BARRAQUINHA: preservando a vida, cuidando das águas, realizado pela a Unidade Integrada Gonçalo Barbosa Lima I, teve os objetivos alcançados pelos organizadores, depois mais de uma semana de trabalhos insesante do corpo docente e discente da escola, onde foi feito pesquisa de campo realizada pelos alunos, para saber como são feitas o tratamento das águas consumida pela população da Barraquinha, depois dos levantamentos feitos pelos alunos, na quinta feira (12/04), foi realizada a culminancia do projeto, onde a população local foi prestigiar o trabalho realizado pelos seus filhos, na mesma foram apresentados vídeos e fotos dos momentos da pesquisa, onde foi mostrado os pontos críticos do povoado e os meios de combate e prevenção para que isso não venha mais acontecer, toda população foi orientada de como fazer para que o liquído preciso não nos falte e educou também à população a respeito de seus direitos em relação a busca de remédios para o tratamento da água, foram também educados em relação a utilização e reutilização da água.
Na mesma estiveram presente profissional da saúde e até o agrônomo local, onde cada um teve seu espaço para falar desse liquido precioso que é a água.
VEJAM O PROJETO E SEUS OBJETIVOS.
BARRAQUINHA: “PRESERVANDO A VIDA CUIDANDO DAS ÁGUAS”.
VEJAM O PROJETO E SEUS OBJETIVOS.
REFEITURA MUNICIPAL DE LAGO DOS RODRIGUES
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO E LAZER.
ESCOLA: U.I.GONÇALO BARBOSA LIMA I
POVOADO BARRAQUINHA, LAGO DOS RODRIGUES-MA
PROJETO ÁGUA
BARRAQUINHA: “PRESERVANDO A VIDA CUIDANDO DAS ÁGUAS”.
PRESERVE A VIDA, CUIDANDO DAS ÁGUAS
POVOADO BARRAQUINHA-2018
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
BARRAQUINHA: PRESERVANDO A VIDA CUIDANDO DAS ÁGUAS
Preserve a vida cuidando das águas
DADOS INSTITUCIONAIS:
Unidade Integrada Gonçalo Barbosa Lima I.
Endereço: povoado Barraquinha, Lago dos Rodrigues –MA
CEP: 65712-000.
RESPONSÁVEIS:
Diretora: Antonia Rodrigues de Mesquita
Diretora Adjunta: Gabriela Melo do Nascimento
Coordenadora: Renata Araújo de Paiva
Professores: Antonia Silva Araújo, Clerisvan Gomes de Lima. Cleudenice Lima da Silva, Maria Simone Medeiros Brito, Rosangela Santos da Conceição, Vanderli Gomes de Lima Silva
Secretário: Sivirino Alves Feitosa
ASG: José Fábio Sampaio Monteiro, Francisco de Assis R. Lopes, Eliton Ferreira Gomes, Mirian do Carmo Ferreira, Rita de Cássia Soares da silva.
CLIENTELA:Alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental.
LOCAL: Comunidade Escolar e local.
APRESENTAÇÃO
Este projeto visa conscientizar e instruir a escola e a comunidade de Barraquinha, sobre a importância de preservar, e economizar aágua, através da orientação educacional oferecida pela Escola Gonçalo Barbosa Lima I, de modo assegurar para atuais e futuras gerações a disponibilidade de água doce e limpa. De modo geralmostrar para os alunos e a população suas múltiplas formas de uso adequado da água e sua importância para a vida.
JUSTIFICATIVA
O trabalho com o tema: “Preserve a vida Cuidando das Águas”. Possibilita que aluno professore e a comunidadetenhaacesso ao conhecimento, por meio de estudos e pesquisas que envolvem inúmeros problemas que a população dessa comunidade vem enfrentando ao longo dos anosa falta de água potável.
Éde responsabilidade de todos fazerem sua parte quanto ao uso da água. A escola com seu papel problematizador, busca incitar na criança/aluno responsabilidade e sensibilidade com o meio ambiente para que se tornem indivíduos não passivos diante dos problemas sociais, ambientais e políticos, sendo o uso sustentável da água uma destas responsabilidades e a falta de água potável um destes problemas a ser discutidos na escola e comunidade.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Ajudar os alunos junto com a comunidade a descobrirem as causas reais dos problemas que a população de Barraquinha vem enfrentando com a falta de água potável.
Objetivos Específicos
- Conscientizar a população em geral que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída com lixos caseiros, dejetos de animais e fezes humanos.
- Adotar por meio de atitudes cotidiana medidas de valorização e cuidados com a água a partir de uma postura.
- Levar aos alunos e a população em geral a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação e do cuidado com a água.
- Conscientizar a comunidade que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência.
- Entender que a água é a seiva do nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todos os vegetais, animais e dos seres humanos
- Perceber o papel do ser humano nas soluções e problemas relacionados a água.
- Trabalhar a linguagem oral e escrita e o trabalho em equipe;
DESENVOLVIMENTO
- Língua Oral e Escrita:
- Falar diariamente sobre a importância da água.
- Leitura de textos: historias, parlendas, adivinhas que fale sobre o assunto.
- Palestras sobre o meio ambiente.
- Entrevista com um profissional da rede de tratamento da água.
- Atividade com alfabeto móvel.
- Matemática:
- Estatística (conta de a água) (e porcentagem de água nos alimentos e corpos)
- Situações problemas envolvendo água.
- Jogos com dados/trilhas.
- Ciências:
- Observação do ciclo da água.
- Conversa com as crianças sobre os desperdícios da água nas diversas situações do dia adia.
- Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e ocorrência de esgotos a céu aberto.
- Pesquisa de figura que mostre as diferencia entre água limpa e água poluída.
- Artes:
- Desenho livre de observação;
- Maquetes;
- Teatro, dramatização
- Músicas relacionadas ao tema;
- Confecção de mural.
- Geografia:
- Fazer experiências sobre os estados da agua (liquido, solido, gasosos);
- Observar o clima diariamente;
- Ressaltar a importância da água para nossa sobrevivência e o benefício para a saúdequando bebemos bastante água;
- Ensinar para os alunos sobre a importância da água para as plantas;
PROBLEMATIZAÇÃO
Tendo em mente que nossa comunidade vem enfrentando a falta de água potável. O projeto visa demonstrar o interesse da escola em relação aos cuidados e a preservação da água, para que todos tenham consciência do uso indevido. A água corresponde a um imenso recurso natural do qual a sociedade humana necessita para sobreviver, e que raramente paramospara pensar que certas atitudes que tomamos prejudicam o equilíbrio ambiental e a exploração dos recursos naturais para satisfazer nossas necessidades e das gerações futuras.
.
ETAPAS PREVISTA:
1ª Etapa: O projeto Barraquinha: Preservando a Vida Cuidando das Águas, será apresentada a comunidade escolarcom intuito de levar informação a todos.
2ª Etapa: palestra com representante da saúde, alunos e comunidade sobre a importância da água e seu benefício para uma vida saudável.
3ª Etapa: pesquisas bibliográficas sobre o tema de materiais levados pelos professores para fazerem pesquisas e analise.
4ª Etapa: utilizar materiais para montagem de um mural sobre o assunto, em um lugar visível a toda a comunidade escolar.
5ªEtapa: trabalhar com experiência concreta e fotografia mostrando a importância da agua para as plantações e o meio ambiente.
6ª Etapa: Visita aos moradores da comunidade para desenvolver uma estatística sobre a qualidade da água que cada um utiliza no seu dia a dia.
7ª Etapa: Atividade de pesquisas de campo, onde cada turma pesquisará atitudes da comunidade quanto ao consumo e aos cuidados com a água.
O QUE QUEREMOS?
Informar a comunidade escolar e local que devemos nos conscientizar que a mudança de habito é o melhor caminho para a nossa vida, e que pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença. A água é vida, portanto use com consciência.
PARA QUÊ?
- Indagar como, para quê e quantas vezes usamos a água no nosso cotidiano e pensar em uma formade não a contaminar e diminuir o consumo exagerado.
- Lembrar aos alunos e comunidade sobre a importância da água para nossa sobrevivência e também para nossa saúde.
- Desenvolve a linguagem oral e escrita e o trabalho em equipe.
- Adotar atitudes de conservação e preservação da água;
- Conscientizar a comunidade escolar e local a compreender a importância da água para a vida no planeta.
AÇÃO
Diante do tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. É necessário oferecer instrumentos para que o aluno possa compreender problemas que afetam a sua vida a de sua comunidade e do planeta, portanto constitui-se uma questão de preservação da vida para quê nossos alunos possam está bem informadossobre o mesmo, proporcionando-lhe conhecimento de que necessita para crescerem e atuarem como cidadão capazes de desenvolver ações construtivas para nosso cotidiano, como:
- Divulgação da conferência para os alunos.
- Diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos;
- Discussão das ações a serem desenvolvida em cada turma;
- Estudos e pesquisa bibliográfica;
- Confecção de mural;
- Leitura de textos com o tema água;
- Pesquisas de campo;
- Entrevista com moradores da comunidade;
- Paródia cantada pelos alunos;
- Registro das ações
- Produções de textos com tema água;
- Visitas domiciliares com preenchimento de questionários;
- Passeio para analise e observações.
COM QUEM:
Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer. Secretaria de Saúde de Lago dos Rodrigues.
RECURSOS DIDÁTICOS
- Todos os materiais, atividades e soluções que foram desenvolvidos durante a realização do projeto, como: livros, passeios, entrevistas com moradores da comunidade, cola, tesoura, papeis, TNT, gravura xerocada etc...
RESULTADOS ESPERADOS
- Conscientização=> ajudar os alunos e a comunidade a sensibilizarem-se adquirindo conhecimento de que “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas” e suas questões.
- Conhecimento=> Acreditar que valor como respeito à natureza deve ser praticado.
- Comportamento=>A cuidarem da água e evitar desperdícios da mesma.
- Habilidades=> Adquirirem hábitos necessários para identificar os problemas da água.
- Participação=> Que todos tenham disponibilidade de participar ativamente das atividades que tem por objetivo amenizar os problemas da água.
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto se dará através da observação das ações e dos resultados e da conscientização dos alunos sobre a importância da água em nossas vidas, sabendo que sem a mesma ficará impossível sobreviver, tornando-os mais críticos e principalmente fiscais do uso correto da água em suas casas, escola em sua comunidade, assim estaremos contribuindo para sua preservação.
CONCLUSÃO
Espera-se que ao final do projeto as crianças e a comunidade estejam conscientes da importância da água para a vida, e saibamos utilizá-las sem desperdícios e sem poluí-los e que todos levem para suas vidas os aprendizados adquiridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário