blog os Polêmicos de Igarapé Grande: A HISTÓRIA E A GEOGRAFIA DE IGARAPÉ GRANDE - MA ATÉ 2012

Páginas

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

A HISTÓRIA E A GEOGRAFIA DE IGARAPÉ GRANDE - MA ATÉ 2012

O MUNICÍPIO DE IGARAPÉ GRANDE - MA: uma leitura socioespacial e caracterização geoeconômica do lugar.

O município de Igarapé Grande recebeu este nome por ser banhado por um grande igarapé, que nasce na Serra Negra, no município de Esperantinópolis e deságua no rio Mearim no município de Bacabal. Este nome foi dado por dois caçadores, Pedro Feitosa de Abreu, piauiense, e Ananias Vieira de Brito, cearense em um povoado do município de Pedreiras, que em 19 de junho de 1904 caçavam nesta região e, ao chegarem às margens do Igarapé, avistaram uma humilde casinha habitada pela a família do camponês Isidório Martins Coelho. E um dos caçadores perguntou: Qual é o nome deste lugar? Antes que o interrogado respondesse, um deles sugeriu: “O nome ideal para este lugar é Igarapé Grande”, e assim ficou sendo chamado.
No decorrer dos anos, foi agregando-se a este lugar novas famílias, vindas principalmente dos estados do Piauí e Ceará e, de municípios vizinhos, formando um pequeno povoado, o que mais tarde tornou-se uma grande vila. Desenvolviam atividades diversas tais como agricultura, pesca, caça e comércio. Dentre as famílias que aqui chegaram a que mais se destacou foi à família Soares, em 1948, tendo como chefe João Soares e Silva, que muito lutou pelo desenvolvimento da vila.
Com a chegada de João Soares a Igarapé Grande, fizeram-se inumeras mudanças. Por exemplo, não havia mercado público nem escolas na vila. A escola funcionava na casa da própria professora na época, a Sra. Perolina Costa. João Soares, juntamente com os outros moradores da vila, convocados por ele, construíram um mercado público e um grupo escolar o “Nina Rodrigues”, o mesmo foi um grande defensor dos pobres, fracos e indefesos.
Com o surgimento de uma colônia agrícola nestas proximidades, houve muitas revoltas, pois as terras dos lavradores estavam sendo ameaçadas de serem invadidas pela colônia. João Soares então foi ao chefe da colônia procurar apaziguar a situação, pedindo que as terras em conflito não fossem tomadas, e este lhe prometeu atender ao seu pedido. Entretanto o trato não foi realizado, continuando a demarcação das áreas envolvendo as ditas terras.
João Soares então apelou para o Presidente da República nesta época o Getúlio Vargas (no segundo mandato), enviou-lhe um abaixo assinado contendo 12 (doze) assinaturas das pessoas prejudicadas, e logo o presidente atendeu a solicitação, enviando para Igarapé Grande autoridades competentes que impediram a ocupação das terras pela colônia. Foi João Soares quem lançou os fundamentos para que Igarapé Grande fosse emancipada de Pedreiras.
Foi ele quem idealizou e desenhou o primeiro mapa do município. Fez um acordo com o candidato a prefeito daquele município, Sr. Chico Sá, de candidatar-se a vereador por aquele município para ajudá-lo, e ele, por sua vez, desmembraria Igarapé Grande de Pedreiras, tornando-o assim um município independente. Alguns dias antes do efetivação do acordo, João Soares foi assassinado, não vendo assim se caracterizarem os seus ideais, não deixando bem firme os marcos para que se efetivasse esta concretização. Ele é considerado exemplo de coragem e amor cívico pelo o município. Com João Soares o projeto de não morreu a esperança de Igarapé Grande tornar-se independente, pois um novo vulto surge para a continuação à luta pela independência tão sonhada.

TABELA 01 - Gestores Públicos Municipais de Igarapé Grande - 1962 A 2010

Nº.
NOME DO PREFEITO (A)
PERÍODO DO MANDATO
01
Jesus Vieira de Sousa
1962 – 1963
02
Manuel Matias
1963 – 1969
03
Osvaldo Barbosa
1969 – 1973
04
Francisca Costa Matias da Paz
1973 – 1977
05
Joaquim Pinheiro de Moura
1977 – 1983
06
Francisca Costa Matias da Paz
1983 – 1988
07
Joaquim Pinheiro de Moura
1989 – 1992
08
Francisca Costa Matias da Paz
1993 – 1993
09
Expedito Lopes Galvão
1993 – 1996
10
Leonardo Reis Carvalho da Costa
1997 – 2000
11
Edvaldo Lopes Galvão
2001 – 2008
12
Geames Macedo Ribeiro
2009 – atual
Fonte: Resultados da Pesquisa, 2010.

Igarapé Grande pertencia ao município de Pedreiras. Foi emancipada em 31 de dezembro de 1961, conforme decreto-lei nº 2.184. E foi instalado no dia 20 de janeiro de 1962, conforme a portaria da Assembléia Legislativa nº. 176 (Anexo A). Foi nomeado primeiro prefeito interino Jesus Vieira de Sousa. O seu mandato durou de 20 de janeiro de 1962 a 20 de janeiro de 1963. Filho de José Raimundo Vieira de Sousa. Era comerciante e de formação primária.
De grande dinamismo, Manuel Matias projetou-se na política partidária e como homem público chegou a Câmara Municipal de Pedreiras, de onde viu, no dias 20 de janeiro de 1962, o sonho tornar-se realidade. Enquanto viveu, Manuel Matias lutou para que Igarapé Grande se tornasse uma cidade desenvolvida, proporcionando uma vida melhor aos seus habitantes. Em 11 de agosto de 1974 faleceu devido a um ataque cardiáco durante uma vaquejada.
Durante o mandato de Manuel Matias (1963 a 1969) foi criado o “Grupo Escolar Perolina Costa”, Ginásio Bandeirante, o mercado público, também procedeu - se: a instalação de energia elétrica, calçamento da Avenida João Carvalho, instalação da delegacia de policia;construção do  “Grupo Escolar São Bernardo”, e iniciou a  construção da praça Mariano Costa, construiu varias pontes e instalou o Correios.
O terceiro prefeito eleito foi Osvaldo Barbosa Lima (1969 a 1973) as suas principais obras para o melhoramento da cidade foram: a construção do Mercado Publico da vila São Bernardo, mini-posto de Saúde na sede do município, o Matadouro Publico também na sede, o grupo Escolar José Vieira no povoado Santo Antonio dos Vieiras, Grupo Escolar das Laranjeiras, Grupo Escolar  Agenor de Brito no povoado Cariri, Grupo Escolar das Laranjeiras na Sede. Pavimentou algumas ruas: Benedito Costa, São Francisco, Praça do Mercado e 15 de Novembro; conclusão a Praça Mariano Costa. Foi instalado o Posto Sagrina e da EMATER. Desenvolveu projetos como o MOBRAL e o Projeto João de Barros. Comprou um carro C-10, para transportar os alunos do interior do município até a sede, pois na época, em São Bernardo conhecido hoje como Bernardo do Mearim que só era oferecido o 1º grau menor.
A quarta prefeita foi Francisca Costa Matias da Paz (1973 a 1977) as suas principais obras e realizações foram: construção do Centro de Ensino de 1º Grau Manuel Matias da Paz na sede, hoje conhecida como Unidade Integrada Manuel Matias, construiu o Grupo Escolar Dom Antonio Fragoso no povoado Angical. Ampliou o Grupo Escolar São Bernardo, ampliou também o Mini-Posto de Saúde. Recuperou o Mercado Público da Sede. Calçou as seguintes ruas: Tiradentes, 21 de Abril, 07 de Setembro, Travessa Costa e Silva e concluiu o calçamento da Rua Benedito Costa.
O quinto prefeito do município foi Joaquim Pinheiro de Moura (1977 a 1983), destaca-se que suas principais realizações foram: construiu a Unidade Escolar Professor Antonio Anacleto na sede, com 02 salas, o jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho na sede, com 04 salas, a Unidade Escolar Nova Vida no povoado Baixão, com 02 salas, Unidade Escolar Inácio de Loiola no povoado Morada Nova, com 02 salas. Reconstruiu a Unidade Escolar Teixeira de Freitas no povoado Caneleirinho com 04 salas. Construiu o Mini-posto de saúde nos seguintes povoados; São Bernardo, Santo Antonio dos Vieiras e Caneleirinho. Construiu o Balneário “Renato Pinheiro”, fez o calçamento das ruas 02 de fevereiro, das Laranjeiras, São Francisco e Leopoldina Vale e construiu também o Prédio da TELMA.
A sexta prefeita foi Francisca Costa Matias da Paz (1983 a 1988) suas principais realizações são na Educação e cultura: as construções na sede foram: Unidade Escolar Chagas Costa com 08 salas; U. E. Santa Madalena com 02 salas; U. E. Frei Raimundo com 04 salas; A Creche Santa Madalena com 01 sala. Já nos povoados foram; U. I. Eleutério Rocha com 08 salas e a Creche Costa Paz no povoado São Bernardo, U. E. Ana Nery com 02 salas no povoado São João do Lago Verde; U. E. Rosendo Campos com 02 salas no povoado Jenipapo; U. E. José Ingrácio com 02 salas no povoado Alto do Boi; U. E. Encantado com 02 salas no povoado Encantado de Baixo; U. E. São Raimundo com 02 salas no povoado São Raimundo; Escola Santa Rosa com 01 sala no povoado Centro do Militão; Escola São José com 01 sala no povoado Centro do Barbosa; Escola Bom Jesus com 01 sala no povoado Boa Vista do Angical; Escola Aniosto de Castro com 01 sala no povoado Cantinho; Escola Boa Ventura com 01 sala no povoado Mandis; Escola Colares Moreira com 01 sala no povoado Lago de Dentro; Escola Santo Dumont com 01 sala no povoado Encruzilhada; Escola Monteiro Lobato com 01 sala no povoado Encanto de Cima; E. Cilene de Castro com 01 sala no povoado Três Bocas; Creche Leda Tajra com 01 sala no povoado Cariri; Creche Santo Antonio com 01 sala no povoado Santo Antonio dos Vieiras; Creche Antonio Mariano com 01 sala no povoado Caneleirinho; Uma Quadra de Esporte e o muro do Estádio Raimundo Cruz na Sede.
A mesma fez reformas e ampliações na sede; U. I. Perolina Costa com 06 salas; U. I. Manuel Matias com 08 salas; U. E. das Laranjeiras com 04 salas; U. E. Professor Antonio Anacleto com 02 salas; Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho com 03 salas; já nos povoados foram nas seguintes escolas; U. E. São Bernardo com 05 salas no povoado São Bernardo; U. E. Teixeira de Freitas com 04 salas no povoado Caneleirinho; U. E. Nova Vida com 02 salas no povoado Poço de Dentro; U. E. Caminho da Vida com 02 salas no povoado Terra Santa; U. E. Joaquim Pinheiro de Moura com 02 salas no povoado Boa Vista do Gustavo.
Na parte eletrificação rural, foi realizadas a instalação nos povoados: Angical, Caneleirinho, Santo Antonio dos Vieiras, Lago de Dentro e Encantado de Baixo. Na comunicação fez a instalação de uma antena parabólica na sede, e outra no povoado São Bernardo. A implantação do sistema DDD (Discagem Direta à Distância) na sede. A construção e instalação de Posto Telefônico no povoado São Bernardo. Reforma do Prédio da TELMA na sede. Construção do posto dos Correios no povoado São Bernardo.
Na habitação foram construídas 201 casas (Mutirão). Foi feito o asfalto da Avenida. João Carvalho e das principais ruas da cidade. Calçamento do bairro Trizidela. E a construção da rede de esgoto na Avenida João Carvalho. Conseguiu através do governo federal 1.500 litros de leite por dia através do Programa Nacional do leite para Crianças Carentes. E ajuda a 45 micro-empresas através da Legião Brasileira de Assistência (LBA) assistência a 1020 crianças no Projeto Casulo. A reforma do mercado público na sede, a reforma do mercado público no povoado São Bernardo.
O sétimo prefeito foi Joaquim Pinheiro de Moura (1989 a 1992) onde suas principais realizações na Educação foram; a construção de uma unidade escolar com 04 salas de aula no povoado Cariri; a construção de uma escola com uma sala no povoado Jenipapo; construção de um prédio para o funcionamento de uma creche no Bairro Frei Pascal; recuperação total do ônibus escolar do município.
No esporte e Lazer foram; a construção do “Estádio Pinheirão” no povoado São Bernardo; construção de um estádio no povoado Centro dos Barbosas; a construção de uma quadra de esporte no povoado Cariri. Na saúde ampliou e recuperou a Unidade Hospitalar Manuel Matias, com área constituída de 400 m2, uma enfermaria contendo 20 leitos, dormitório e vestuário para enfermaria, copa cozinha, sala de raio-x, sala de administração, sala para gabinete dentário e mais um consultório.
Na comunicação foi instalado mais um canal de televisão (Manchete) na sede; mais uma antena parabólica no povoado São Bernardo; mais duas antenas parabólicas instaladas nos povoados Baixão e Caneleirinho. Foi construído mais um trecho da estrada que liga o distrito São Bernardo ao Cemitério Publica local; empirraçamento da Rua 13 de Maio no distrito São Bernardo; a construção de 09 km de estradas ligando o Distrito de Caneleirinho ao povoado de Terra Santa; colocação de vários bueiros no trecho da estrada de Igarapé Grande – Angical – São Bernardo; recuperação de todas as estradas do município.
Realizou-se a expansão da rede de energia elétrica aos povoados: São João do Lago Verde, Boa Vista do Gustavo, Centro dos Barbosas e Alto do Boi. Também houve à construção de 800 metros de esgoto em várias ruas da cidade. E a escavação de um poço-cacimbão no bairro Frei Pascal; e escavação de 14 poços-cacimbões em vários povoados.
A oitava prefeita foi Francisca Costa Matias da Paz (1993 a 1993), mas com seu falecimento em 02 de junho de 1993, o seu vice, o nono prefeito Expedito Lopes Galvão (1993 a 1996), assumiu e deu continuidade ao mandato onde suas principais realizações foram: doação de lotes para a construção de casas na Vila Matias; construção do Matadouro na estrada carroçal Igarapé Grande a Santo Antonio dos Vieiras.
O décimo prefeito foi Leonardo Reis Carvalho Costa (1997 a 2000), suas principais realizações foram: construiu a U. E. Francisca Matias no povoado Vila Matias; construiu o Posto de Saúde no Povoado Vila Matias; construiu a quadra de futebol de areia no Bairro Frei Pascal; construiu o Posto de Saúde no povoado Angical; construiu a Creche no povoado Santo Antonio; ampliou e reformou diversas escolas; construiu casas com convênio com a Caixa Econômica Federal no Bairro Francisca Matias; eletrificou o Bairro Francisca Matias; construiu a Biblioteca Pública Municipal; realizou concursos públicos em diversas áreas da gestão municipal (agente de saúde, professor, agente administrativo e auxiliar de serviços gerais); trouxe curso de graduação em matemática em parceria com o CEFET - MA (atual IFMA).
O décimo primeiro prefeito foi Edvaldo Lopes Galvão (2001 a 2008), suas principais realizações foram: realizou um concurso público nas áreas: professor nível I e II, auxiliar de serviços gerais, agente administrativo, agente de arrecadação e fiscalização tributária, vigia e motorista em outros cargos; ampliou e reformou a U. E. Francisca Matias no povoado Vila Matias; reformou o posto de saúde no povoado Vila Matias; construiu o Ginásio Poliesportivo Ednaldo Lopes Galvão no Bairro Francisca Matias; construiu o posto da FUNASA no bairro Frei Pascal; reformou a creche no povoado Santo Antonio; ampliou e reformou as escolas dos tanto da sede como do povoado; construiu salas de aulas nos seguintes povoados: São Raimundo, Centro do Militão e Cariri; construiu a Creche na Vila Matias; ampliou e reformou a escola Francisca Matias; comprou terreno para lotear entre famílias carentes na Vila Galvão; instalou diversos órgãos públicos, tais como: o Fórum, Conselho Tutelar, DETRAN e a Promotoria de Justiça; calçou as ruas do Bairro Francisca Matias, o Alto Pinheiro, Povoado Cariri e o povoado Santo Antonio dos Vieiras; perfurou poços artesianos na sede e no interior; instalou os seguintes programas: Programa Saúde da Família (PSF), Programa Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o Programa  Bolsa Escola; criou a Secretaria Municipal de Agricultura e construiu o Farol da Educação.
O prefeito Edivaldo Lopes Galvão, no segundo mandato (2005 a 2008) teve como suas principais obras: instalou os seguintes Programas: Programa Leite é Vida, o Programa Visa - Vigilância Sanitária, Núcleo municipal de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças (NMES), Núcleo Municipal de Vigilância Epidemiológica e controle de Doenças (NMVECD), Programa de Saúde Bucal (PSB) e a Farmácia Básica; construiu as pontes dos povoados Angical e Centro dos Barbosas; construiu a estrada que liga Santo Antonio dos Maçalino a Mururu e, recuperou a estrada no povoado Centro dos Barbosas; e recuperação asfáltica da Rua São Francisco situada no centro da cidade.
O décimo segundo (e atual) prefeito Geames Macedo iniciou suas obras com a recuperação da Praça Mariano Costa; asfaltou as vilas e algumas ruas principais da cidade; a construção das “casas de projetos”  em alguns povoados, melhorou estradas de acesso a todos os povoados, recuperou pontes, sinalizou a Avenida João Carvalho no centro de Igarapé Grande, na sua gestão mudou o prédio da Prefeitura Municipal para o antigo Hospital Manuel Matias que passou a ser  denominado desde então, como Palácio Municipal Gedeão Lustosa Ribeiro e, no antigo prédio da prefeitura municipal passou a funcionar algumas secretarias, tais como: Bolsa Família, Agência Estadual de Defesa Agropecuária, entre outras.

4.1 Situação Geográfica

4.1.1 Localização

O município de Igarapé Grande – MA pertence o Estado do Maranhão, fica na Mesorregião do Centro Maranhense e Micro-região do Médio Mearim (situado na região dos cocais).
O território igarapegrandense possui área de 374,28 Km², população de 11.047 habitantes, tendo densidade populacional de 29,52 hab./Km². A sua altitude é de 80m acima do nível do mar, e está distante 365 km da capital, e possui como coordenadas geográficas: latitude -4,58 e sua longitude -44,85.

FIGURA 01 - Localização do Município de Igarapé Grande
Fonte: IBGE Cidades (Infográficos), 2010.

FIGURA 02 – Território do Médio Mearim. Localização de Igarapé Grande e municípios limítrofes.
Fonte: CODESUM – Comitê Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Médio Mearim, 2009.

Limitando-se ao norte com São Luis Gonzaga, ao Sul com Poção de Pedras, ao leste com Trizidela do Vale e Bernardo Mearim, e ao Oeste com Lago do Junco e Lago dos Rodrigues.

4.1.2 Relevo

O relevo de Igarapé Grande é formado por serras e baixadas, com destaque para a baixada que liga a sede ao povoado Santo Antonio dos Vieiras, e as serras que são: a serra da Zoada, São Raimundo, Santa Luzia e da Palmeira. A formação geológica na qual está inserido o território municipal faz parte da “Formação Itapecuru” que se estende por toda metade norte do Estado do Maranhão, ocupando uma área de 50% do território estadual, sendo constituída por arenitos finos, avermelhados e róseos, e cinza argilosos.

4.1.3 Hidrografia

O município em estudo está inserido na Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, a qual é considerada uma bacia genuinamente maranhense. A hidrografia deste município é formada por igarapés e lagos. Os lagos mais importantes são: “Lago Grande” e “Lago do Meio”. Já o igarapé mais importante é o “Igarapé Grande” (que deu origem ao nome do município), que nasce na Serra Negra, no município de Esperantinópolis e desemboca no Rio Mearim, no município de Bacabal. Todos eles são de grande importância para o município, pois eles proporcionam terras mais férteis e peixe de vários tipos.
Verificou-se a presença de um grande açude de importante influência na vida da população igarapegrandense, para a pesca e formação de vazantes em suas proximidades. Ele está localizado as margens da MA – 061, entre a sede e o povoado Cariri. Com o passar dos anos, e as evidências de crescimento urbano e aumento populacional, o mesmo devido jogarem lixo e esgoto no próprio igarapé encontra-se ambientalmente poluído e deteriorado.

4.1.4 Clima

O clima de Igarapé Grande é quente, e a temperatura média anual varia de 26ºC e 27ºC. As temperaturas são mais elevadas nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, alcançando em média 34,4ºC em setembro. O período chuvoso é de dezembro a abril, com chuvas mais intensas de janeiro a março. A partir de dezembro, quando as chuvas se encontram estabelecidas há uma redução de temperatura.
Segundo a publicação “Atlas do Maranhão” (Gerência de Planejamento e Desenvolvimento Econômico/ Laboratório de Geoprocessamento, 2002) o mesmo é classificado como Clima Sub-Úmido (C2), que é caracterizado com moderada deficiência de água no inverno (meses de junho a setembro).

4.1.5 Vegetação

A vegetação é predominante pela a existência dos babaçuais, que se estendem por todas as regiões do município, fornecendo matéria prima para o consumo interno e a exportação. Segundo a publicação “Atlas do Maranhão” (Gerência de Planejamento e Desenvolvimento Econômico/ Laboratório de Geoprocessamento, 2002) a vegetação do município de Igarapé Grande caracteriza-se pela área de transição entre cerrado e cerradão, sendo que ocupam extensas áreas de chapada relacionando-se com o solo Latossólicos. Embora na região do médio Mearim e a cidade de Igarapé Grande estão situadas na mata de cocais.

4.2 Dinâmica Populacional

Os principais fatores que caracterizam a dinâmica populacional do município de Igarapé Grande podem ser assim definidos: distribuição por sexo equilibrada (Tabela 02), crescimento populacional urbano e rural, com pequena variação da taxa de urbanização (Tabela 03).
TABELA 02 - Igarapé Grande: Distribuição Populacional por Sexo, 2010.

DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL POR SEXO
HABITANTES
%
Total de homens
5.428
49,13
Total de mulheres
5.619
50, 87
Total da população
11.047
100
Fonte: IBGE, Primeiros Resultados do Censo 2010.

De acordo com os resultados preliminares do Censo Demográfico do ano de 2010 observa-se que na distribuição da população por sexo estão dispostos que a população de Igarapé Grande é formada por mais mulheres que homens, sendo esta composta de 50,87%  do gênero feminino e 49,13% do gênero masculino, no entanto, a proporcionalidade configura-se de forma equilibrada por causa da pequena diferença entre os sexos.

TABELA 03 - Igarapé Grande: evolução e distribuição populacional por área urbana e rural, 2010.

DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL POR ÁREA
1991
2000
2010
Total da população urbana
4.781
6.044
6.670
Total da população rural
4.674
3.715
4.377
Total da população
9.455
9.759
11.047
Taxa de urbanização
50,57%
61,93%
60,38%
Fonte: Censos Demográficos de 1991 a 2010.

Observa-se que as taxas de urbanização encontradas no município de Igarapé Grande entre os anos de 1991 a 2010 sofreram variações consideráveis, a saber, a elevação da mesma no período de 1991 a 2000, devido o crescimento do contingente populacional urbano e diminuição da população rural, no entanto, no período de 2000 a 2010 a referida taxa de urbanização sofreu uma pequena variação, devido ao crescimento tanto da população urbana quanto da população rural, evidenciando o ajuste da taxa visto que no período anterior houve redução da população rural.

4.3 Economia de Igarapé Grande - MA

4.3.1 Extrativismo

O município de Igarapé Grande no período de sua emancipação estava no contexto da economia do extrativismo, era a coleta do babaçu e a extração de madeira. O babaçu é visto como fonte de lucro para as famílias rurais do município principalmente a amêndoa do babaçu serve para a fabricação de detergentes, sabão, margarina, cosméticos, asfalto e adubo, as cascas de seus frutos para o carvão, leite, ração para o gado, trabalho de artesão etc. Já as folhas servem para cobrem as casas na zona rural, ou pode transformar em côfos, esteiras e abanos, industrializados fornece celulose para a fabricação do papel.

4.3.2 Agropecuária

Em Igarapé grande a agropecuária predomina devido a “Fazenda Igarapé” que é vista pela a região do Médio Mearim como uma das fazendas mais desenvolvida em questões agrícolas,  investe no melhoramento racial, possuindo um rebanho Nelore, de apurada qualidade genética, para participação em exposições e comercialização de tourinhos e matrizes. A referida fazenda é uma das entidades privadas que mantém a oportunidade de geração de emprego e renda para a população do município.
A criação de ovinos, caprinos e eqüinos registrados, para venda de genética de ponta, é outra atividade realizada da Fazenda Igarapé. O município é um verdadeiro centro de excelência, e famoso em todo estado sendo considerado como a “bacia leiteira da região”.
Segundo o Censo Agropecuário (2006) o rebanho presente no município de Igarapé Grande foi definido da seguinte forma: Bovinos - 19.594 cabeças; Equinos - 413 cabeças; Asininos - 285 cabeças; Muares - 306 cabeças; Caprinos - 149 cabeças; Ovinos - 329 cabeças; Suínos - 697 cabeças; Aves - 15.557 cabeças; Outras aves - 727 cabeças.
Entre as atividades agropecuárias destacam-se: a produção leiteira e subprodutos, a produção de ovos, a lavoura permanente da banana, e a lavoura temporária (arroz, feijão, mandioca e milho).

4.3.3 O comércio

O comércio de Igarapé vem crescendo com o passar dos anos, devido às transformações ocorridas na cidade com as vindas de novas tecnologias onde podemos encontrar diversos tipos de comercio desde os alimentícios até de eletro eletrônico.

4.4 Divisão Administrativa

Igarapé Grande – Ma, é uma cidade localizada ao centro do Estado Maranhão, situada na região do Médio Mearim. A cidade está dividida em duas zonas: urbana e rural.

4.4.1 Zona urbana

É constituída por ruas, avenidas, bairros, vilas e pelo o comércio de forma em geral e diversificada, ou na aglomeração de pessoas e suas casas. A estrutura física é composta por: construções, trânsito, redes bancárias, escolas pública e privada, hospital, farmácias, mercado central, pequenos hotéis, praças e repartições públicas.
A zona urbana do município de Igarapé Grande é considerada a sua área principal e economicamente é a mais forte. Apesar de ser uma cidade pequena Igarapé Grande cresceu, se a compararmos com cidades do mesmo porte demográfico na região, pois a busca do melhoramento da infra-estrutura, o aumento dos investimentos de origem pública e privada, o saneamento básico, a melhor oferta de serviços relacionados à saúde e educação, entre outros fatores que permitissem bem estar e qualidade de vida a população da referida cidade.

FIGURA 04 – Palácio Municipal Gedeão Lustosa Ribeiro (Sede do Poder Executivo).
Fonte: SOUSA, Ana Mayara Araújo, 2010.

FIGURA 03 – Câmara Municipal de Igarapé Grande.
Fonte: SOUSA, Ana Mayara Araújo, 2010.
     

A cidade de Igarapé Grande oferece um patamar de condição de vida razoável para a população nos quesitos relacionados à: saúde, educação, saneamento básico e infra-estrutura, pois a população influencia diretamente na qualidade de vida e ajuda no desenvolvimento territorial urbano municipal.

 

FIGURA 06 – Vista parcial da Avenida João Carvalho
Fonte: SOUSA, Ana Mayara Araújo, 2010.

FIGURA 05 – Escritório da AGED
Fonte: SOUSA, Ana Mayara Araújo, 2010.
   

Existem algumas instituições que estão presentes na área urbana do município de Igarapé Grande: CEMAR, CAEMA, escritório de atendimento da AGED (Figura 05), Correios, Banco do Brasil, Casa Lotérica, postos de combustíveis, provedores de internet, delegacia, igrejas em geral, hospital público, Prefeitura Municipal (Figura 04), Câmara Municipal (Figura 03), escolas, bares, supermercados, restaurantes, lanchonetes etc., assim como, conta com os serviços de telefonia fixa e móvel, este último, passou a ser oferecido pela operadora TIM a partir do mês de abril de 2010.

4.4.2 Zona Rural

É constituída de várias aglomerações de pequenos, médios e grandes de núcleos de pessoas bem diversificados, com o total de 25 de povoados. Apresenta uma população de 4.377 de habitantes na zona rural. A estrutura física dos povoados onde podemos encontrar escolas, igrejas (católica e evangélica), suas construções de alvenarias, taipa e palha. Atualmente na maioria dos povoados também podemos encontrar: energia elétrica, telefone público, água de boa qualidade, comércio local, área de lazer. Alguns povoados possuem posto de saúde com atendimento direto e, sinal de rede de celular.

FIGURA 07 – Vista parcial dos babaçuais na zona rural de Igarapé Grande.
Fonte: SOUSA, Ana Mayara Araújo, 2010.

Podemos citar também que nos últimos anos a educação da zona rural, passou a oferecer em alguns povoados o Ensino Médio, mas algumas escolas funcionam de forma de seriada do Ensino Fundamental maior, antes esse era um dos fatores do êxodo rural, pois algumas vezes os pais mandavam seus filhos para a cidade para estudar, desta forma, sendo obrigados a migrar da zona rural para a zona urbana.
Além das plantações de arroz, feijão, mandioca, milho em outros, os ruralistas desenvolvem a pecuária, caça e a pesca. A principal economia local está concentrada na zona rural. No entanto, a produção agrícola e a pecuária desenvolvida em igarapé Grande – MA, serve apenas para a economia do município e para o próprio consumo da população mais abrangente da economia como em períodos anteriores.

Por Ana Mayara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário