blog os Polêmicos de Igarapé Grande

Páginas

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Exclusivo! O Blog do Carlinhos conta tudo: conheça a história completa que culminou na derrubada da candidatura de Luis Fernando


E sua substituição por Lobão Filho.

O Blog do Carlinhos recebeu de uma fidedigna fonte palaciana a história precisa, passo a passo, que culminou com a desistência de Luís Fernando Silva de concorrer ao governo do Estado, bem como sua substituição pelo Senador Suplente Lobão Filho.

Vamos a ela:

Passo a passo toda a história.

Dia 1º, terça feira, - No dia primeiro do corrente, Luis Fernando assinou sua saída da SINFRA (Secretária de Estado da Infraestrutura) para concorrer ao cargo de governador do Maranhão.

Dia 2, quarta-feira, – Luis Fernando promove uma festinha de despedida na SINFRA, agradece a colaboração do servidores, faz um balaço positivo de sua gestão a frente do órgão e indica o sucessor naquela pasta, José Raimundo Frazão Ribeiro.
 

Dia 3, quinta-feira, - O Governo do Estado anuncia os nomes dos secretários que deixam o cargo para concorrer às eleições de outubro. O esperado nome de Luis Fernando aparece na lista; ele não é mais secretário e pode concorrer tranquilamente ao cargo de governador. A Surpresa é Ricardo Murad que decide não concorrer a um novo mandato de deputado estadual e, de sobra, assume ele é anunciado como Secretária de Estada da Segurança, acumulando com a pasta da Saúde.




 

O nome de Roseana Sarney não apareceu na lista junto com seus secretários, no entanto, ela teria somente até o outro dia, sexta-feira, dia 4 para renunciar ao mandato de governadora e concorrer ao Senado.

Era essa a expectativa de Luis Fernando devido a um acordo costurado com Arnaldo Melo: a governadora renunciaria, Luis Fernando deixaria a SINFRA e Arnaldo Melo seria o governador do Maranhão. Nesse cargo ele teria que bancar as candidaturas de Luis Fernando ao Governo do Estado e de Roseana Sarney ao Senado. Esse era o acordo para Arnaldo Melo assumir o cargo de Governador.

Dia 5, sexta-feira, Ricardo Murad procura Luis Fernando e lhe conta uma história espinhosa.

“Luis, tu tá pensando que é o candidato a governador do Grupo? Meu irmão, o Zé Sarney e o Fernando Sarney já conversaram com Arnaldo Melo e vão te dá uma rasteira”, revelou Ricardo Murad a Luis Fernando.

Ricardo explicou que o Senador Sarney e o filho dele, o empresário Fernando Sarney, dono do Sistema Mirante de Comunicação, conversaram com Arnaldo Melo para ele ser o candidato a governador do Maranhão. O acordo estava fechado. Em troca Fernando Sarney indicaria quatro secretários de Estado e oferecia o imprescindível aval do Senador Sarney.

Luis Fernando ouviu essa história da boca de Ricardo Murad completamente perplexo. Ricardo Murad precisou revela o acordo descoberto por ele, porque naquele momento estava com duas secretárias poderosas do governo, Saúde e Segurança, perigando sair de seu controle, caso o plano de Arnaldo Melo, José Sarney e Fernando Sarney lograsse êxito.

Luis Fernando mal terminou de ouvir o relato de Ricardo Murad, lívido, correu ao Palácio para tomar satisfação com a governadora Roseana Sarney. Ricardo Murad, prudentemente se esqueceu de dizer ao Luis Fernando que sua cunhada Roseana Sarney não sabia de nada desse plano; ela nunca conversou pessoalmente com Arnaldo Melo sobre isso; a governadora era inocente. Porém Luis chegou afoito, queixando-se, reclamando e exigindo uma explicação.

Roseana Sarney não se intimidou. Veja o diálogo ríspido entre os dois:

“Faz dois anos que entreguei o Governo do Estado a você Luis, para deslanchar nas pesquisas e nada até agora. Você é o candidato mais pesado que já botamos para governador”, disse Roseana Sarney.

Luis Fernando respondeu na mesma altura.

“Com a catinga de vocês não tem candidato que cresça nas pesquisas”, retrucou-lhe.

Ao ouvir o enxovalho, a governadora desceu das tamancas e baixou o nível.

“Vai dá o teu... seu filho da p”, esculhambou.

Diante dos impropérios principalmente dirigido a mãe dele, Luis Fernando disse na cara da governadora que não era mais candidato a governador e deixou o Palácio dos Leões para se refugiar em sua casa em Panaquatira.

A Governadora ficou zonza com a saída de Luis Fernando da disputa. Não tinha mais o candidato e por conta do acordo secreto entre o pai e o irmão, sem o seu conhecimento, não confiava mais em Arnaldo Melo. Portanto, a saída de Luis Fernando da disputa, inviabilizava também sua candidatura ao Senado. Não restou alternativa a Roseana Sarney do que seguir como governadora do Maranhão até o fim do mandato.

Dia 5, Sábado, - dia seguinte, o grupo Sarney procurou um candidato, o melhor nome era o Ministro Lobão, mas ele não havia se descompatibilizado do Ministério de Minas e Energia para concorrer. Foram em cima e foram embaixo atrás de um nome viável, até que Lobão apresentou o seu filho, Lobão Filho, como o candidato a governador.

Roseana ainda irritada com a desistência de Luis Fernando respondeu ao ministro que não bancaria a campanha de “Seu Ninguém!”

“Não tem problema não, Governadora, nós bancamos a campanha com os nossos recursos”, respondeu o Ministro Edson Lobão.

Depois desse novo acordo firmado, na noite de sábado para domingo, (dias 5 e 6), o grupo Sarney cautelosamente foi soltando o boato de que Luis Fernando não era mais candidato a governador e que teria sido  substituído por Lobão Filho. Quase ninguém acreditava no boato, até que no meio da tarde do domingo, dia 6, a história foi confirmada:


Luis Fernando desiste de concorrer ao Governo do Estado e é substituido por Edinho Lobão.
 

A confirmação dessa noticia abalou os quatro cantos do Estado. Ninguém entendia o que havia acontecido. Todos estavam confusos, inclusive a aposição, capitaneada por Flávio Dino. A oposição manteve-se discreta, sem emitir nenhuma opinião. Eles também estavam confusos e avaliando a nova situação. Alguns comemoravam a bagunça que se tornou o grupo Sarney, mas outros estavam com o alerta ligado: “Edinho é filho do Lobão, temos que avaliar direitinho essa situação, porque presença política e dinheiro não vão faltar”.

 

Dia 6, segunda-feira, Luis Fernando divulga uma nota anunciando publicamente sua desistência e dando algumas explicações insossas para ela. Lobão Filho, ainda em Brasília, já articulava com prefeitos, deputados, para evitar uma debandada geral.


E Ricardo Murad?

O supersecretário Ricardo Murad, de certa forma saiu no lucro. Ele já tinha anunciado que não disputaria uma nova eleição para a Assembleia; entretanto, sua posição estava ameaçada com Arnaldo Melo assumindo o governo do Estado; a briga que ele ocasionou entre a governadora e o ex-Secretário o beneficiou, porque obrigou Roseana a ficar no governo até o final de seu mandato, em 31 de dezembro de 2014. E o Ricardão, que de besta não tem nada, junto com ela, garantido, garantido nesses quase 8 meses. 

Ricardo Murad: "Não tem aquela música de Roberto Carlos:
Esse Cara Sou Eu!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário