blog os Polêmicos de Igarapé Grande: AMOSTRA DE ARTE E RECICLAGEM "O LUXO DO LIXO"

Páginas

sábado, 14 de dezembro de 2013

AMOSTRA DE ARTE E RECICLAGEM "O LUXO DO LIXO"

A turma de PEDAGOGIA (2013) do CENTRO DE EXCELÊNCIA E SABEDORIA (CES) apresentará neste sábado (14/12) a partir das 08:30 horas no Centro de Ensino Chagas Costa uma Amostra de Arte e Reciclagem com o seguinte tema, "O LUXO DO LIXO", da disciplina ARTE-EDUCAÇÃO, com a Orientadora Gardênia Sampaio e com os organizadores, Maria Lidiane, Raphaela Pedrosa,Francisco Wilkerisson, Eunice da Silva, Felipe Antonio e Josenildo de Carvalho.

Venha contemplar belas artes feita com lixo reciclável. Apoio C.E.F.M. CHAGAS COSTA. 

E antes de iniciar a amostra eu me adiantei e tirei algumas fotos do que os visitantes irão ver no sábado (14).

 O NOSSO LIXO É UM LUXO
De 50 a 80% do que chamamos lixo e que formará os chamados "lixões" é composto de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. O lixo é caro, gasta energia, leva tempo para decompor e demanda muito espaço. Mas o lixo só permanecerá um problema se não dermos a ele um tratamento adequado. Por mais complexa e sofisticada que seja uma sociedade, ela faz parte da natureza. É preciso rever os valores que estão norteando o nosso modelo de desenvolvimento e, antes de se falar em lixo, é preciso reciclar nosso modo de viver, produzir, consumir e descartar. Qualquer iniciativa neste sentido deverá absorver, praticar e divulgar os conceitos complementares de REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO e RECICLAGEM.

REDUZIR
Podemos reduzir significativamente a quantidade de lixo quando se consome menos de maneira mais eficiente, sempre racionalizando o uso de materiais e de produtos no nosso dia a dia. A título de exemplo, é possível editar e revisar documentos na tela do computador, antes de recorrer a cópias impressas; obter fotocópias em frente e verso; publicar informativos mensais ou semanais ao invés de produzir diversos memorandos; usar quadros de avisos para leitura coletiva, em substituição a circulares; omitir envelopes para correspondências internas; usar mais eficientemente os materiais de nosso cotidiano, como pilhas, pastas de dentifrício, sapatos, roupas, etc. Uma observação considerável: os restaurantes que servem “comidas a quilo” estão fazendo o maior sucesso: o mínimo desperdício possível. 

REUTILIZAR
O desperdício é uma forma irracional de utilizar os recursos e diversos produtos podem ser reutilizados antes de serem descartados, podendo ser usados na função original ou criando novas formas de utilização. Exemplificando: podemos utilizar os dois lados do papel, confeccionar blocos para rascunhos com papel escritos ou impressos em apenas um dos lados; reutilizar envelopes e clipes; reutilizar latas, sacos e embalagens plásticas para vasilhames, produção de mudas e até mesmo brinquedos; triturar restos de materiais e entulhos de construção para reutilizá-los em construções simples.

RECICLAR
É o termo usado quando é refeito, por indústrias especializadas, o produto de origem industrial, artesanal e agrícola, que foi usado e descartado ao fim de seu ciclo de produção e utilização. A reciclagem vem sendo mais usada a partir de 1970, quando se acentuou a preocupação ambiental, em função do racionamento de matérias-primas. É importante que as empresas se convençam não ser mais possível desperdiçar e acumular de forma poluente materiais potencialmente recicláveis. 



Cadeiras coberta de tiras de pneus.



Uma poltrona confeccionada de garrafas pet.







Arte origami. (ganço). 

Flores de pneus.





Bonecas de pneus.





Cortina feita cartão telefônico.  


Porta retrato de vidros e garrafas.

Um pula pula.





Um filtro de cachaça. 

Uma poltrona de dois lugares.

Uma árvore de natal.



Um pisca pisca dentro de um litro.

Um comentário:

  1. Eu amei as artes feitas de papel e vidro!!! Fica a dica para todos que querem sua cidade mais limpa!!!!!!

    ResponderExcluir