blog os Polêmicos de Igarapé Grande: 16 DIAS DE ATIVISMO, FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.

Páginas

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

16 DIAS DE ATIVISMO, FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.


A Secretaria Municipal da Mulher de Igarapé Grande realizou na terça-feira, 19 de novembro, uma blitz informativa para divulgação da campanha 16 dias de ativismo pelo FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Com o Tema: Violência Não Tem Desculpa. Tem Lei. Denuncie!

Com objetivo de advertir e informar motoristas e pedestres de que praticar violência contra a mulher é crime. Tiveram como parceiros a Policia Militar do município. Vejam as fotos.





e dia 20/11 a Secretária Eliane da Silva Oliveira proveu um Seminário da Campanha Nacional da Consciência Negra e o lançamento dos 16 dias de Ativismo, pelo o fim da violência contra a mulher e desde então vem fazendo palestras em rádios, povoados e nas escolas municipais e estaduais para conscientizar as mulheres de como se defender e o que fazer em casos de violências cometidas pelos seus parceiro.

A escola na prevenção à violência contra a mulher.


Sexta-feira (22), às 15h, aconteceu na Escola Municipal Unidade Integrada José Viera, povoado Santo Antonio dos Vieras em Igarapé Grande-MA, uma palestra sobre “A escola na prevenção à violência contra a mulher”.
A Secretária Municipal da Mulher Eliane da Silva Oliveira destacou os avanços da Lei Maria da Penha e os impactos positivos na defesa das mulheres. Ela explicou que a lei incorporou ao ordenamento jurídico brasileiro um conjunto de medidas para assegurar à mulher o direito à integridade física, sexual, psíquica, moral e patrimonial. "Uma das medidas protetivas facultadas pela Lei Maria da Penha determina ao agressor que mantenha distância da vítima", diz a secretária
A Secretária Municipal da Mulher lembrou às mulheres sobre a importância de denunciar o agressor. "Sem a denúncia, não existe o crime e, por consequência, a impunidade impera. A mulher não pode aceitar a agressão como algo natural. É preciso romper esse ciclo de violência".
A palestra foi realizada com a parceria da Secretária Municipal de Educação do município.



"Ação de Prevenção à Violência contra a Mulher na Escola"



Com o objetivo de sensibilizar o público de jovens e adolescentes da rede estadual de ensino sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, a Secretaria Municipal da Mulher de Igarapé Grande-MA promoveu terça-feira (26) de novembro uma palestra na Escola Estadual, Centro de Ensino Chagas Costa de Prevenção à Violência contra a Mulher na Escola".
Durante a palestra, a Secretária Municipal da Mulher de Igarapé Grande-MA Eliane da Silva Oliveira levou informações e orientações sobre a Lei Maria da Penha, as formas de denunciar o agressor e como proceder em caso do fato ocorrido. Além de divulgar a campanha 16 dias de ativismo pelo o fim da violência contra a mulher.
O objetivo e fortalecer e conscientizar esse público, cuja faixa etária, de acordo com o Estatuto da Juventude, é da ordem de 15 a 29 anos, e o grupo de vulnerabilidade também constitui desde a professora agredida em seu pleno exercício da função, a aluna que possui uma relação afetiva, e também no contexto familiar, onde a grande maioria das vítimas é tanto a mãe quanto a filha, explica a secretária Eliane da Silva Oliveira.
Essa ação contou com a participação do diretor da escola João Evangelista do Nascimento, a coordenadora Inês Cristina Coelho e Secretária de Educação do Município Maria dos Remédios Almeida.



UNIDAS EM FAVOR DA ELEVAÇÃO DA AUTOESTIMA DAS MULHERES


Ter um “corpo perfeito” virou sinônimo de felicidade. Só é feliz quem se coloca dentro daquele padrão. Daí vem à frustração. Porque por mais que a mulher tente, ela não consegue chegar ao corpo ideal. Isso fere a sua autoestima, causa depressão, sem falar nas mutilações e riscos à saúde. Na maior parte das vezes, a violência gerada pela ditadura do belo é psicológica. Porém destacamos aquelas que interferem na saúde física, como cirurgias e transtornos alimentares. O melhor a fazer é não se deixar influenciar por esse ideal inacessível de beleza. Nesse sentido, a principal arma que as mulheres têm mais uma vez contra a violência é o conhecimento. É só por meio dele que elas poderão vencer a alienação e denunciar que para ser feliz não é preciso ter um “corpo perfeito”.
Para homenagear as mulheres através do incentivo da autoestima e do bem-estar, a Secretaria Municipal da Mulher de Igarapé Grande-MA promoveu nesta sexta-feira (29) de novembro, O DIA DE BELEZA A MULHER, UNIDAS EM FAVOR DA ELEVAÇÃO DA AUTOESTIMA DAS MULHERES IGARAPEGRANDESES, onde teve serviços gratuitos com: hidratação, chapinha, cortes de cabelo, escova, manicure e pedicure. A rede de profissionais voluntários do Centro de Capacitação e Distribuidora Safira de Pedreiras-MA atenderam, mas de 300 mulheres do município de Igarapé Grande-MA em um único dia.
Sobre o Dia de Beleza a Mulher, a Secretária da Mulher Eliane da Silva Oliveira de Igarapé Grande-MA enfatiza que este evento tem por objetivo “incentivá-las à vaidade, para que se sintam mais bonitas, com autoestima, e como consequência vivam com mais dignidade”.
O evento contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social do Município.























Nenhum comentário:

Postar um comentário